11 de janeiro de 2010

"Cozinhar Foi O Que Nos Tornou Humanos"

[excerto de entrevista a Richard Wrangham]

P: Qual era o mistério central da evolução humana que estava a tentar resolver?

Richard Wrangham: Estava sentado junto da lareira na minha sala de estar e comecei a perguntar-me, quando foi a última vez que os nossos antepassados viveram sem fogo? Disto surgiu um paradoxo: parecia-me que nenhum ser humano com o nosso corpo podia ter vivido sem fogo.

P: Por que razão um ser humano não pode existir com uma dieta idêntica à de um chimpanzé?

RW: A dieta de um chimpanzé é como comer macãs silvestres e bagos de rosas. Vá aos bosques e descubra alguns frutos e veja se consegue regressar com o estômago cheio. A resposta é que é impossível fazê-lo. A grande dificuldade é a densidade nutricional não ser muito elevada. Isto é problemático para os seres humanos porque temos um intestino muito pequeno, cerca de 60 por cento do volume que teria se fôssemos um dos outros grandes símios. Não temos intestinos que cheguem para manter alimentos de baixa qualidade nas nossas entranhas o tempo suficiente para os digerir.

P: De modo que cozinhar proporcionou alguma espécie de ponto de viragem para os humanos se separarem dos nossos antepassados simiescos?

RW: Sim, acredito que o ponto no qual os nossos corpos mostram adaptação a cozinhar foi há 1,9 milhões de anos atrás. A evidência encontra-se nas mudanças que tiveram lugar quando evoluímos de antepassados que se assemelhavam a chimpanzés mas já se erguiam erectos. Cozinhar conduziu a uma absorção aumentada de energia.

P: Qual foi o resultado de termos mais energia?

RW: A maximização da energia obtida dos alimentos permitiu-nos perder um terço do intestino grosso e expandir significativamente o tamanho do cérebro. Afectou o nosso cérebro porque os seres humamos eram sociais e havia uma vantagem em ser-se tão inteligente quanto possível de modo a sermos competitivamente mais espertos do que os nossos oponentes, em última análise para  copularmos. (…)

Richard Wrangham é professor de antropologia na Universidade de Harvard.

— entrevista por Jeremy Webb, in "Richard Wrangham: Cooking is what made us human", publicada em New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário